Dicas para uma boa gestão escolar

5 – Esteja próximos dos alunos

O maior objetivo de qualquer escola deve ser a melhora do processo de ensino e de aprendizagem. Isto é, fazer com que seus alunos aprendam e tenham um bom ambiente para isso. O foco de uma boa gestão escolar deve sempre ser este.

Converse periodicamente com os alunos e colete sua opinião sobre como a escola pode melhorar o processo de ensino. Faça perguntas sobre as aulas, os professores, o ambiente escolar e tente entender o ponto de vista de cada um deles. É claro que nem todas as idéias poderão ser aproveitadas; mais do que segui-las à risca, o importante aqui é dar voz aos principais personagens no mundo da educação.

Com inteligência e prática, é possível captar conceitos comuns entre os alunos e entender qual é a opinião que prevalece sobre a instituição.

Um gestão competente mantem-se sempre atualizada com novas técnicas de educação e ensino, todos os dias surgem novas tecnologias e metodologias, e as novas gerações de estudantes estão cada vez mais conectadas e ambientadas neste universo.

A tecnologia pode tornar o ensino não apenas para melhor, mas também mais fácil e divertido para todos os alunos.

6 – Tenha um controle financeiro forte

Aqui trata-se de tudo que se relacione a compra, venda, dívidas, análises e todas as decisões que envolvam dinheiro.

A gestão eficiente costuma ter dados como taxa de inadimplência e de evasão, descontos, bolsas concedidas, custos de serviço e outros indicadores da saúde financeira da escola sempre atualizados e à mão para embasar na tomada das decisões.

É essencial calcular os gastos, resumir entradas e saídas e saldos, cuidar dos casos de inadimplência de forma proativa, definir os orçamentos de cada departamento da escola e ter uma prestação de contas clara e objetiva. Um bom software de gestão escolar contempla esses e outros itens indispensáveis ao controle da situação financeira de qualquer instituição.

7 – Inove sempre

Promova a inovação, de forma que as pessoas vejam e ouçam a esse respeito na instituição e fora dela. Não se deve apenas gerar inovação, é preciso divulgá-la, demonstrá-la publicamente, para inspirar aqueles com os quais trabalhamos. Espalhe suas inovações online, por blogs e mídias sociais, a fim de mostrar sua liderança inovadora. Aproveite para explorar a internet e buscar por novas inspirações.

Parte 1 – Parte 2 – Parte 4 – Parte 5

Tags: |

Sobre o Autor

Airton Barucho
Airton Barucho

Airton é Designer Sênior com 10 anos de experiência em Design Gráfico, Web Design e Social Media. Graduado em Análise de Sistemas, já entregou centenas de projetos visuais e websites para diversos nichos. Entusiasta de blogs e games.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.