A princípio, o talento criativo pode parecer o mais importante. No entanto, para se destacar de verdade no mercado, conhecer e utilizar as ferramentas indispensáveis para designers é o que separa os amadores dos profissionais, principalmente se você atua como freelancer.
Desde já, vou mostrar os 4 tipos de ferramentas que mais utilizo em meu negócio de design. Primeiramente, antes de mais nada, gostaria de deixar todos cientes que os conceitos que vou mostrar eu aplico todos os dias. De certa forma, vai ser de grande utilidade para quem quer otimizar o tempo e profissionalizar o trabalho.
As 4 Ferramentas Indispensáveis para Designers
1 – Ferramentas de Design para o Dia a Dia: Plataformas “Arrasta e Solta”
Então, a primeira ferramenta que vou indicar são as plataformas de design intuitivas. Com elas, é possível criar diversas artes profissionais de forma rápida, mesmo para tarefas do dia a dia.
Do mesmo modo, eu sempre utilizo este tipo de ferramenta para criar artes para redes sociais ou apresentações para clientes. Afinal, é extremamente fácil criar qualquer tipo de arte em plataformas como o Canva por serem ao estilo “Arrasta e solta”, o que facilita para quem não quer abrir um software complexo para uma tarefa simples.
Crie artes de suporte em poucos minutos e sem grande esforço, apenas escolhendo as opções intuitivas do site. A possibilidade de criar apresentações, posts para redes sociais e muito mais, economiza um tempo precioso. Igualmente, os resultados são muito profissionais.
2 – Ferramentas para a Criatividade do Designer: Pesquisa e Inspiração
Primeiramente, pesquisar referências e tendências para todos os seus projetos é obrigatório. De certa forma, você até pode fazer manualmente, mas utilizar um serviço focado nisso pode maximizar a qualidade dos seus resultados.
Caso tenha interesse, você pode usar as grandes galerias online de portfólio, que são excelentes ferramentas gratuitas de inspiração. O acesso a elas geralmente é gratuito e já ajuda bastante a ter ideias para novos projetos.

De certo modo, essas ferramentas ainda fornecem recursos de busca por cor, estilo e tema. Portanto, é essencial utilizar estes serviços e você deve sempre testar a variedade de estilos disponíveis para refinar seu olhar criativo.
3 – Ferramentas de Marketing para Designers: Análise de Portfólio
Finalmente, uma ferramenta que é incrível e vai te ajudar a obter detalhes de seus resultados. Ferramentas de análise de dados vão te ajudar a saber de onde vêm suas melhores visitas, ajudando a entender quais projetos chamam mais atenção.
Por exemplo, você pode descobrir se a maioria dos seus visitantes vem do Instagram, do LinkedIn ou de uma busca direta. De certa forma, analisar resultados é indispensável para o marketing de um designer, e você deve sempre analisar seus dados para tomar decisões mais inteligentes.
Todas as informações fornecidas por uma ferramenta de análise são indispensáveis para direcionar seus esforços de divulgação.
4 – A Ferramenta Mais Indispensável para Designers: Gestão de Projetos
Finalmente, chegamos à categoria que muitos consideram o topo da lista de ferramentas indispensáveis para designers: a gestão de projetos. Um bom sistema de gestão pode melhorar significativamente a organização dos seus projetos e prazos.
Procure dar prioridade para este tipo de ferramenta; com ela, seu fluxo de trabalho estará muito mais visível e controlado. A organização dos seus projetos é a forma mais importante de garantir a satisfação do cliente e a sua tranquilidade. Pois um bom fluxo de trabalho garante entregas no prazo e ótimos resultados.
Além de aplicativos de gestão, você pode procurar alternativas para melhorar seus resultados, como planilhas ou métodos de organização. Mas, de certa forma, uma ferramenta dedicada a isso é indispensável para qualquer designer que leva a carreira a sério.
Sobre o Autor
1 Comentário
[…] O Caminho que eu Segui […]